DO DESCONHECIDO AO CAOS: A Primeira semana de regência.


29 de outubro de 2019: o tão esperado dia da regência. Chegamos na escola e dava pra ver nos rostos das professoras e da turma quanta expectativa eles estavam alimentando. Foi nesse momento que o medo me abraçou com força e ali fez morada por alguns dias.

Foi como um peça teatral. A plateia esperando com anseio pelo espetáculo, até que abrem-se as cortinas e o show começa. Entretanto, ninguém sabe o que custou para cada ator/atriz estar no palco. Esse era o meu sentimento no primeiro dia e pelo resto da semana.
O processo para chegar ao dia da regência foi sob pressão, os prazos corriam contra o relógio e ainda tínhamos outras demandas do curso. Uma verdadeira panela de pressão que estava prestes a explodi.

E explodiu.

Logo na primeira semana eu senti o baque. Noites mal dormidas, desavenças, crises de ansiedade, lágrimas e muita dor.
Quem vê as belas e emocionantes  fotos nas redes sociais diante do quadro branco, não imagina a dor que é estar ali. Não pelo ato de ensinar, de estar em sala de aula. Mas pela pressão de estar sendo avaliada a cada passo e ter que cumprir prazos mesmo com tudo nos bastidores dando errado.

Tal como em um espetáculo teatral, a plateia não pode e nem percebe todas as aflições por detrás das cortinas. E assim seguiu a primeira semana. Sob alguns imprevistos, improvisos, tensões, mas finalizada foi.

Minha dupla e eu fomos imensamente bem recebidas por todas da sala de aula. A primeira coisa que a regente nos disse foi: “A sala é toda de vocês, meninas!” Quão importante foi a confiança que ela nos passou naquele momento tão delicado. Os estudante já estavam na porta quando chegamos, dezenas de abraços calorosos e ansiosos por nossa estada.

O 5º ano E é uma turma incrível, que sorte eu tenho de estar com cada um/a deles.



Comentários

  1. Vixe Fernanda que tanto sofrimento é esse? Saiba que esses dilemas são normais no início da regência, mas procure aproveitar o máximo esse período tão importante na sua formação. Como você está se tornando uma professora? Como vem lidando com as problemáticas em sala de aula? Que estratégias vem criando?

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    2. Sem mascaras nem maquiagem, professora. Vejam minhas memórias como capítulos de um livro. O melhor, fica para o final. Enquanto isso, na medida do que posso compartilhar, quero que sintam como é este processo para mim. Essas memórias só fazem sentido dessa maneira. Boa leitura!

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